quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Eles não querem que você saiba

Hoje de manhã, antes de vir trabalhar, estava assistindo a um anúncio de um livro chamado "Curas Naturais que eles não querem que você saiba". O anúncio, feito pelo próprio autor, Kevin Trudeau, explicava que "eles" (cientistas e a indústria farmacêutica) sabiam a cura de absolutamente todas as doenças, inclusive câncer e herpes, mas que não revelavam pois uma população saudável não consome medicamentos, o que os levaria à falência. Bem, faz algum sentido. A indústria farmacêutica nunca faturou tanto como hoje, mas vamos também levar em conta que nunca houve tanta gente no mundo quanto no segundo posterior a esse, e nascendo em lugares cada vez mais insalubres e precários. Pois bem. Após essa instrução altamente conspiratória, Trudeau segue o anúncio de seu livro que, segundo ele, contem a cura de todos os males. É isso mesmo! O gajo, além de implacável delator dos crimes da indústria farmacêutica, ainda revela a cura de TODAS as doenças através de produtos naturais, mas não sem antes, é claro, cobrar a bagatela de €39.99 pela publicação (no anúncio da tv).

Com relação à índole do rapaz não vou nem discutir. Segundo o próprio Kevin, ele foi processado por "revelar as verdades sobre o cálcio". A Federal Trade Comission (ou Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) processou Trudeau por vender produtos sem registro ou qualquer eficácia comprovada e Kevin foi condenado a pagar dois milhões de dólares além de ser proibido de vender produtos na forma de medicamentos. Agora ele publica livros porque disso não podem proibí-lo. Viva a liberdade de expressão. Além do detalhe de ter sido preso por fraudes em cartões de crédito e usar cheques falsos, mas isso não mancha a brilhante carreira daquele que se diz "defensor da medicina alternativa".

Fico pensando em uma pessoa com herpes assistindo ao anúncio e correndo pra ligar cheia de esperança e, quando a encomenda chegasse, se deparando com a seguinte informação: "Mesmo que eu conheça uma cura para o herpes, não posso dizer". Se não fosse trágico, seria cômico. E se fosse cômico, seria uma tirinha de Cyanide and Happinness. É revoltante a charlatanisse de Trudeau mas, sinceramente, não é das piores que já se viu (ou que se tem visto). Aliás, se "tipos como esse" vendem e se estabelecem é porque há alguma condecendência por parte da sociedade. O que não é novidade, é claro, é que gostamos de ser manipulados. Não por não sabermos seguir um caminho sozinho ou porque não temos capacidade de tomar nossas próprias decisões, mas porque ser manipulados nos exime de qualquer culpa.

A verdade é que o homem, racional ou não, é um animal que vive em bando. E como em todo bando, existem os líderes e existem os liderados. Se você é líder você manipula de acordo com sua vontade e tem tudo ao seu alcance, conforme seu desejo. No entanto, responde pelas ações do bando e, se algo sai errado, a culpa é toda sua. Por outro lado, os liderados só precisam seguir, não tomam decisões, não se preocupam com o bem-estar do outro. No entanto, as decisões do líder, por mais absurdas que sejam, não podem ser questionadas. Mas humanos são questionadores, formam um bando diferente. No "bando" humano, se a decisão não é favorável ao todo ou pelo menos a um, esse um questionará. A resposta não precisa estar correta, basta satisfazer. Veja
Hitler: usou o brio alemão pra conseguir dinheiro pra guerra e montar seu exército. Um povo pobre e desgastado não se arruma pra guerra sem incentivo. Mas um povo com o orgulho ferido que encontra um líder que os coloca no topo da humanidade enfrenta o mundo no peito. Não fosse o excesso de confiança, Hitler teria atingido seu objetivo. E ainda com o fracasso nazista, existem, em diversas partes do mundo, simpatizantes às idéias do Führer alemão. Coisa de um grande líder.

Mas meu líder preferido é deus. Seja ele
Alá, Jeová, Zeus ou Papai do Céu, todos grandes líderes. São provas de que os homens desejam, precisam ser manipulados. E a idéia de deus é moldada de tal jeito que atende a todas às necessidades humanas, deus é um líder passivo. Se um crente (aqui no sentido de "pessoa que tem fé religiosa") pede a deus, seja ele qual for, um conselho, basta uma inspiração de uma solução qualquer para que este mesmo crente pense ter tido uma mãozinha divina na sua vida. Se algo dá errado, deus quis assim. Se algo dá certo, graças a deus. E ninguém precisa se sentir culpado, porque se deus ama mesmo o ser humano, essa sua criação suprema, há de cuidar de cada um de nós. Teve até o caso do homem que processou Deus por quebra de contrato, tamanha a "fé" que o sujeito tinha na salvação divina. E se você não acredita ne(E)le(s), você pode se manipular por outra coisa, não se preocupe. O mundo está cheio de vertentes manipulatórias, tantas outras conspiratórias, mas nenhuma inerte.

Mas começamos falando de Trudeau, lembra? Ele se "aproveita" da carência de líderes materias que o ser humano tem, age como um enviado divino revelando a "grande verdade". Mas também é verdade que somos nós, ditos tão racionais, que escolhemos ser manipulados de todas as formas pra não assumirmos nossa existência em plenitude. Eu não acredito numa sociedade onde ciência e religião coexistam num mesmo parâmetro, porque a religião foi criada exatamente para dispensar o homem de pensar já que todas as respostas estão em deus. Da mesma forma, aqueles que se questionam demais dificilmente se encaixarão em uma religião porque as religiões castram os sentidos de investigação. Somos, sim, algumas vezes, inocentemente manipulados. Mas quase sempre somos os responsáveis pela nossa própria manipulação. Eu não condeno - quem sou eu pra isso? - qualquer religião, ou crença, ou doutrina. Não condeno Trudeau. Não condeno nem Hitler. Condeno é a falta de critério e de crítica que nos leva a crer CEGAMENTE em deus, Trudeau ou Hitler. Comece a desconfiar quando uma idéia é muito fácil de engolir e extremamente saborosa. Sempre mastigue. Um ideal que não resiste a perguntas não merece ser acreditado.

-----------------------------------------------------

PS.: Pra quem quiser dar uma lida no livro, achei um link no
Rapidshare. A tradução é das piores. Mas leiam ao menos a primeira página. Por resolução da justiça, Trudeau foi obrigado a escrever uma nota de retratação. É tocante. =P

PS2.: Não encontrei o tão falado anúncio televisivo no youtube, mas
encontrei uma sátira dele. Muito boa, por sinal.

PS3.: Para a construção deste texto contei com um forte apoio de Pai Google e Mãe Wiki. Valeu!

PS4.: Não acreditem em mim! Eu só estou tentanto manipular vocês.

8 comentários:

Phoenix disse...

Martinez, confesso que não acredito em você, haha. E pare de manipular as pessoas.

Sério, agora. Ótimo texto. Esses assuntos é como um nó na corda que remete a outro (ou qualquer outro termo que se pareça com isso, rs). É quando achamos que já sabemos de tudo é que temos que nos aprofundar mais ainda.


Beijos.

Gustavo Martinho disse...

transformou meu post anterior num simples comentario...acabou comigo!
kopakpoaopk...
como eu te odeio!
mas falou a verdade...

(estou procurando um video relacionado ao assunto...logo adiciono ao meu post anterior)

C. Martinez disse...

'cê nem me odeia...

Phoenix disse...

Oh Gustavo, que nada!

Luciene de Morais disse...

Acho que a humanidade não deseja pura e simplesmente ser manipulada... acho que na realidade temos medo de assumir a responsabilidade.
Beijo
Lu
Me visitem!

C. Martinez disse...

mas foi isso que eu disse... =P

lord miesterludi disse...

foi mals pelo tempo em off...
É até engraçado alguem falando em manipulaçao e nao é o gustavo ¬¬
Sobre o assunto... me remete a inri cristo, ou a toninhu do diabo, ate mesmo ao walter mercado ou mae dinah, e porque nao, paulo coelho, a propia literatura aposta na persoasao, na manipulaçao de fraquesas humanas desse periodo consumista ao extremo...otimo texto, quase convincente... e lembre se, o poder esta em voçe ... xD

Gustavo Martinho disse...

*juaaaaaaaao puxa o sabre de luz* "deixa comigo...estou do lado mau da força!"

aahn...douglas...ninguem aqui me conhece...acho que eles nao entenderam sua piadinha interna...
opkakpk...

eu preferia nao citar nomes...
mas os romanos criaram a MELHOR forma de manipulaçao ja vista!
pra que brincar com peixe pequeno?!
sugiro que quem puder...assita o documentario do outro post...